Cabe ao sistema educacional e principalmente a família, a transmissão dos diversos aspectos da cultura das gerações mais velhas para os membros mais novos. É a educação que tende a afirmar a personalidade individual dos indivíduos capacitando-os para enfrentar as contingências da vida e a saber a aproveitar as melhores oportunidades.
A educação propende dialeticamente para conservação do sistema como à sua inovação; preserva a ordem, suscita a mudança, volta-se para a tradição e deflagra a modernização.
A peculiar subordinação da criança aos costumes, hábitos, crenças de seu grupo, ou mais amplamente ao contexto cultural de seu povo, é fator preponderante para que adquira a condição de "ser humanizado", socializado, de pessoa social e de ser detentor de personalidade.
Quando a criança brinca, treina tanto o corpo como a mente, prática que muito lhe ajudará a enfrentar o mundo que lhe aguarda.
Hoje vivemos a era da globalização e muitos detalhes passam desapercebidos. As brincadeiras de rua de outrora, desapareceram quase que completamente com o advento dos games e dos computadores. Isso forçou as crianças e a maioria dos jovens a se distanciar do convívio social, corporal e da troca emocional. Tais mudanças tão radicais, não são saudáveis e já há um considerável número pais que se queixam de não conseguirem mais ver e conviver com seus filhos. A criança e o adolescente contemporâneo, como conseqüência desses novos hábitos, deixou de produzir, de expressar seus desejos e pode ter dificuldades nas suas relações inter-pessoais.
Todos os pais devem se preocupar com a saúde orgânica de seus filhos, mas também é de vital importância que se preocupem com a saúde emocional, psicomotora e psicológica. Não devemos nunca esquecer, que o que humaniza os seres humanos é a sua capacidade de conviver com os outros.
Texto pesquisado e desenvolvido por
ROSANE VOLPATTO
SUGESTÕES DE BRINCADEIRAS
1. AMARELINHA
(terra)
Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha gritam: - Primeira! (será a primeira a começar) Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente.
Desenham-se no chão as quadras da amarelinha, começando com o céu, 123456789 e 10 e terra
1) joga-se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só nas casas de uma quadra e com os dois pés no chão, na quarta e quinta casa, sétima e oitava, no céu e terra.
2) Segunda etapa: Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só - deve começar tudo desde a quadra 1. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente.
3) Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz - queimou? As outras respondem: - Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.
4) Quarta etapa: tirar casa - de costas joga-se a pedra para traz, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.
2.CINCO MARIAS
Primeiro, faça cinco saquinhos de tecido de mais ou menos 4 cm x 3 cm, com enchimento de areia ou grãos de arroz ou feijão.
COMO BRINCAR:
Jogue todos os saquinhos no chão e pegue um sem tocar nos demais. Jogue-o para o alto enquanto você pega um dos outros quatro - sempre sem encostar nos restantes - e segure-o na volta, com a mesma mão, antes que ele caia no chão. Repita tudo para cada um dos quatro saquinhos.
Novamente, jogue os cinco saquinhos e pegue um. Faça o mesmo que na etapa anterior, só que agora de dois em dois saquinhos.
Repita tudo, mas desta vez você vai pegar um saquinho e depois três. • Agora, você deve pegar os quatro saquinhos de uma só vez
O túnel: jogue os cinco saquinhos e pegue um. Com a outra mão, você forma um túnel. Os quatro saquinhos restantes deverão ser passados por debaixo do túnel.
AGORA É SÓ SE DIVERTIR...
LOGO TRAREMOS MAIS SUGESTÕES....
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